ler mais...
25 Abril 2010

Não há um só cliché que Cidade Despida (RTP1, sextas-feiras à noite) não visite. Bastou um episódio para percebê-lo: está lá a inspectora bonita que se arma em durona mas no fundo é frágil, está lá o colega truculento que lida com os interrogados como um brutamontes, está lá o chefe com o casamento destruído e uma crescente tendência para a misoginia e está lá mesmo o marido (ou namorado, ou o que seja) pianista que toca peças ao telefone para compensar a inspectora pelo machismo e pela rejeição que a rodeiam.

Da mesma forma, não há um defeito comum à ficção portuguesa que Cidade Despida não reitere. O overacting chega a ser comovente (Catarina Furtado é trágica, mas Pepê Rapazote, um dos vilões do primeiro episódio, não lhe fica atrás), os diálogos surgem completamente desprovidos de oralidade, as cenas de acção são patéticas e a intriga desvenda-se de forma completamente abrupta. Tenho muita curiosidade, aliás, em ver como vão os argumentistas alimentar uma série de episódios depois de terem aviado um serial killer logo no primeiro – ainda por cima numa cidade como Lisboa, em que raramente se ouve sequer uma sirene.

Por outro lado, e sendo uma má série de televisão – no fundo, um produto especialmente modesto no domínio do policial –, Cidade Despida é também um pequeno passo em frente nos domínios da ficção nacional, onde não se tem feito outra coisa senão telenovelas chorosas e séries delicodoces para “entretenimento familiar”. Enquanto se mantiver circunscrita ao mercado nacional, na verdade, é inofensiva. O problema é que Catarina, conhecendo-a nós todos como a conhecemos, já deve estar cheia de sonhos de Hollywood.

CRÍTICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 25 de Abril de 2010

publicado por JN às 23:14

Catarina Furtado é uma das piores actrizes de que me lembro, comparável à fraca qualidade da maioria dos actores da chamada "Geração Morangos" (salvas raras e louváveis excepções). Não há um único trabalho da Catarina actriz que seja, sequer, rezoável. Como apresentadora, também tenho as minhas dúvidas sobre a necessidade de tamanha gritaria.
Seja como for, é pena que a RTP1 não consiga produzir um formato de sucesso, resultando desse insucesso a necessidade de continuar a existir graças ao dinheiro dos contribuintes.
Joana B a 7 de Maio de 2010 às 14:44

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D