O mais extraordinário em “Negócios da Semana” (SIC Notícias) é a diversidade dos géneros que cobre. Às vezes é um debate, outras uma entrevista – e, se às vezes é uma entrevista política, outras vezes é uma entrevista de análise (ou mesmo, aqui e ali, uma entrevista de vida). No essencial, é um magazine. Mas, sobretudo, é quase sempre bom. Mesmo quando é fraquinho, como acontece quando lá vai Medina Carreira.
Os méritos são quase todos de José Gomes Ferreira. Capaz de olhar nos olhos de qualquer entrevistado, mas também de assumir as suas próprias ignorâncias, Gomes Ferreira é um jornalista como já não há. Normalmente, sabe do que fala; quando não sabe, pergunta. Se o tom do programa se revela “pró-governamental”, faz ele próprio oposição; se ninguém diz outra coisa senão mal do Governo, faz posição. Entretanto, vai colocando as perguntas que o cidadão anónimo, ao mesmo tempo perplexo e desconhecedor, coloca a si próprio. Porque as suas perplexidades têm sempre sentido, por muito mal formuladas que estejam.
É aqui que entra Medina Carreira. Academicamente competente mas coloquialmente desbocado, o professor é um de nós também: fala como nós e dá como nós daríamos as respostas que nós gostaríamos de saber dar. O “como” é tudo. E assim se explica a polémica do papagaio. Estávamos nós em casa a pensar: “Isto anda de tal maneira que até os jornalistas estão feitos com eles todos…” E Medina Carreira, pronto, estava lá para registá-lo.
CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 16 de Agosto de 2009