O melhor programa de TV a que temos acesso em Portugal, incluindo antena, cabo, IPTV e satélite? É difícil ser definitivo, mas Top Gear (BBC Prime e Discovery Channel) tem de ser considerado entre os candidatos. Um programa sobre carros, sim – e sabe Deus o que os carros representam neste tempo de vaidades, egoísmos e acefalias. Mas também um prodígio de inventiva, de humor e de competência técnica que faz mais pela absolvição do automóvel do que dois terços das corridas existentes.
A chancela é da BBC, naturalmente. Ao longo de 40 minutos (embora a duração não seja fixa), três jornalistas reúnem-se em estúdio com umas quantas dezenas de espectadores (embora o formato também não) para uma conversa sobre carros. Entretanto, e um pouco à semelhança, por exemplo, de Diz Que É Uma Espécie de Magazine, vão mandando passar os vídeos dos testes que fazem aos mais variados automóveis. E o que dali resulta é brilhante.
Acutilantes, irónicos e cultos (para além de excelentes condutores), Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May pegam nos automóveis e fazem corridas com comboios, fogem de aviões tresloucados ou escondem-se de dinossauros em fúria. A produção, como se percebe, é de luxo. E, ao redor do planeta, os seguidores são já mais de 350 milhões, acumulados ao longo de 32 anos de exibição (embora sobretudo depois do relançamento “em grande”, em 2002).
Facto: nunca, em toda a já longa história da TV portuguesa, produzimos um programa desta qualidade.
CRÍTICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 20 de Dezembro de 2009