O que é que fazem, numa ilha deserta, um cego, uma surda, um paraplégico, uma anã, uma paciente de cherubismo e um homem deficiente em resultado do consumo de Thalidomide? Parece piada de mau gosto – e também o é. Mas o que essas seis pessoas fazem juntas numa ilha deserta é um reality show tipo Survivor. Cast Offs estreia dia 24 no Channel 4, canal público britânico – e, se eu o refiro aqui, é para começar de imediato a combater qualquer possibilidade de virmos a tê-lo em Portugal.
“Aquelas pessoas são deficiente, mas também dizem palavrões, fazem piadas sobre sexo e dizem coisas politicamente incorrectas”, sublinha Jack Thorn, argumentista. “Por outro lado, vão mostrar que podem sobreviver numa ilha deserta. E, se podem fazê-lo, também podem interpretar as personagens deficientes na TV e no cinema. Continuar a entregar esses papéis a actores saudáveis é uma descriminação”, acrescenta.
Boas intenções? Pois atentemos nas palavras de Victoria, a paciente de cherubismo (doença deformadora da cara, como em “A Máscara”, de Peter Bogdanovich): “Vão mostrar-nos como adultos que bebem álcool, dizem palavrões e fazem sexo.” Pois aí está, no press release do Channel 4, a segunda referência ao sexo em meia dúzia de linhas apenas. Mas alguém tem dúvidas de que é isso que o canal quer: assistir a uma cena de sexo entre uma anã e um paraplégico? Mas alguém ainda acredita nas boas intenções de um reality show, qualquer que ele seja?
CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 4 de Novembro de 2009