ler mais...
13 Setembro 2009

Em Portugal, procurámos empenhadamente alguma coisa na conversa de circunstância entre Sócrates e Louça com que os pudéssemos incriminar a ambos (de preferência a Sócrates). Felizmente para eles, ninguém revelava nada de especial – a não ser uma cumplicidade e um ascendente (“Seu maroto”?) do primeiro sobre o segundo que, de certeza absoluta, nos deixam a todos menos tranquilos quanto à vitalidade da tensão democrática.

Nos EUA, uma câmara colocada do outro lado do hemiciclo, mas ligada a um microfone próximo dos dois circunstantes, apanhou o deputado estadual da Califórnia Mike Duvall a gabar-se a um colega das suas proezas sexuais com as jovens lobistas presentes em Sacramento. Mike Duvall foi destituído. Em França, o ministro do Interior Brice Hortefeux foi apanhado por uma terceira câmara fortuita (embora esta menos dissimulada) a dizer uma piadola fácil sobre os árabes. Ontem, o seu futuro político parecia em risco.
As três situações são diferentes, mas radicam todas num mesmo modus operandi: a utilização sub-reptícia de uma câmara para “apanhar” um político em falso, “desmascarando-o” como o “corrupto” que ele é (como “todos eles” são). Este justiceirismo é perigoso e começou com recurso ao YouTube. Agora, porém, já são os próprios órgãos de comunicação social (televisões, rádios, jornais) a divulgá-los. E o mais provável é que tenha chegado a hora em que devemos começar todos a ficar muito preocupados com isto.

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 13 de Setembro de 2009

publicado por JN às 16:45

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D