ler mais...
31 Julho 2010

A morte de António Feio é lamentável. António Feio era um actor talentoso e uma personalidade ternurenta – e, numa altura em que a arrogância é cada vez mais um disfarce para a falta de talento, torna-se duplamente triste vê-lo partir. Mas tão lamentável como a sua morte é constatar a forma como a TV e a imprensa escrita, a rádio e até o cinema se aproveitaram da sua fragilidade neste ano e meio, persuadindo-a uma recta final de vida especialmente conspícua, que será útil à sua memória imediata, mas em nada favorecerá a sua memória futura.

Dirão muitos que esta morte em público “ajudou a consciencializar-nos” quanto ao cancro no pâncreas. Mentira. Se de alguma coisa sempre estivemos conscientes, foi da existência do cancro – e, quanto ao cancro pancretárico propriamente dito, ficámos todos na mesma, ignorantes ainda quanto a causas e sintomas (embora talvez mais cientes de que mata quase sempre). Dirão outros que, se António Feio viveu a sua doença em público, foi porque quis. Concedo: ele qui-lo. Mas não quis tudo o que aconteceu – e, aliás, mesmo querendo, várias coisas não deviam ter chegado sequer a ser-lhe propostas.

Ao longo de um ano e meio, António Feio foi entrevistado, condecorado e até ouvido para um trailer cinematográfico inédito. Mas também foi convidado para programas tontos, questionado sobre como se sentiu perante a morte de Patrick Swayze e usado para quase tudo o que foi dossier e caixinha sobre “famosos aflitos”. Aceitou quase sempre, suponho, porque estava desesperado, o que é o mais humano de tudo. Já nós, profissionais dos media, fomos oportunistas, mesmo obscenos – e devíamos todos ter vergonha de ter feito dele uma mascote.

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 31 de Julho de 2010

publicado por JN às 23:53

É bonito incluíres-te, com o 'nós'. Mas, que me tenha apercebido, não contribuíste para nada do que apontas. Mas fizeste bem - usar o plural de classe, quero dizer.
O resto..., assistiu aos programas quem quis (eu não), comprou e leu as revistas com as peças quem entendeu fazê-lo (nope, not me).
Ele procedeu como entendeu, como todos, por certo, e sempre com as melhores intenções, não duvido.
Quem passa por mágoas destas, sobretudo sem regresso, sem possibilidade de cura, não se atreve a desenhar já de nada. Mesmo quem só 'acompanha' esse trajecto denso, pesado, macerado.
Quem sabe não foi uma forma dele se 'ligar' à vida, de deixar ainda mais raízes; quem sabe se não ganhámos (mesmo quem não 'cedeu' a tanta exposição) outro sentimento sobre tudo o que nos rodeia...
São os exemplos, os testemunhos, que às vezes nos salvam.
Há muitas formas de se amar o próximo.
Ele 'ficou', vês? Mais do que quereria (pela razão) e, creio, menos do que mereceria (pelo valor e bravura).
A vida é breve.
E confusa.
Abraço.
M.
Margarida a 23 de Agosto de 2010 às 18:42

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D