ler mais...
02 Março 2010

Há um momento divertido no último As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa (RTP1), que domingo se despediu a partir da Madeira. Marcelo e Maria Flor Pedroso estão no hall de entrada do Teatro Baltazar Dias (um cenário lindíssimo, aliás), quando, ao chegarem aos últimos dois minutos de programa, põem em prática a rábula combinada: a troca de elogios e a oferta à jornalista, pelo comentador, de um antúrio.

Quando o professor se levanta, traz a perneira esquerda arregaçada, em resultado do excesso de conforto com que se sentara durante o programa – e levá-la-á arregaçada até à rua, inclusive até que a sua imagem se desvaneça na bruma, ao jeito de Lucky Luke. Entretanto, porém, não “oferecera” a flor à apresentadora. “Dispensara-lho”, largando-lha para cima como quem despacha um assunto já velho e olha em volta: “Venham mais e melhores!”
Sinal de vitalidade, claro – e sinal, de resto, de uma auto-confiança justificadíssima. Mas a verdade é que a próxima tarefa do comentador não é fácil. Porque ele sabe que, se pretende mesmo capitalizar estes dez anos (na altura serão quinze) de principesca exposição em sede de candidatura a Belém, o projecto a executar agora tem de ser tão criteriosamente seleccionado como o espaço em que será executado. Dito de outra forma, é talvez ainda mais importante agora “o que” Marcelo vai fazer do que “onde” o fará.
Que toda a gente o queria, não duvido. Se o seu novo empregador estará à altura das exigências da sua agenda, sabendo protegê-la (até porque o objectivo interessa a ambos) sem permitir que ela se desmorone por revelar-se demasiado óbvia, já é outra coisa. Em todo o caso, o excesso de conforto acabou.

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 2 de Março de 2010

publicado por JN às 18:08

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D