ler mais...
02 Janeiro 2010

Já aqui falei na expressão “filme a designar”, que pulula um pouco por todos os guias de programação existentes no mercado, sejam eles impressos, online ou disponibilizados pelos próprios browsers dos operadores. Pois só este Réveillon, entre 31 de Dezembro a 1 de Janeiro, e somando apenas a SIC e a TVI, havia no browser do Meo 16 filmes “a designar”.

Se a alguém intriga a inexistência de um só bom guia de TV em Portugal (e incluindo, de novo, os jornais e as revistas, os sites e os browsers), eis aqui, portanto, a ponta do novelo. A ERC impõe a definição dos alinhamentos até escassas 48 horas de antecedência. E, embora já não vivamos no império da contra-programação (a saída de José Eduardo Moniz da TVI alterou por completo o paradigma), os canais privados continuam a aproveitar o mais que podem esse prazo, divulgando os alinhamentos quando já ninguém consegue publicá-los a tempo.
Talvez devesse haver, da parte dos operadores, outro tipo de agilidade, permitindo-lhes, embora com benefícios apenas para os seus clientes, suprir essa lacuna ao longo das ditas 48 horas. No essencial, porém, o problema é este: não é possível ao telespectador programar adequadamente uma semana de TV. Se for de férias, então, está tramado: tendo IPTV, em princípio, ainda conseguiria mandar gravar um programa via telemóvel – mas, às vezes, nem sequer no próprio dia o browser oferece a programação completa.
Mais um problema para os canais generalistas em relação aos temáticos, onde regra geral os alinhamentos são bem mais regulares e é bastante mais fácil, aliás, gravar em série. Mais um problema – e, por esta altura, já são tantos…

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 2 de Janeiro de 2010

publicado por JN às 16:55

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D