ler mais...
10 Dezembro 2009

Não vale a pena escamoteá-lo: avaliado no seu conjunto, o TVI24 é um canal monocromático e monocórdico, que nasceu e já vinha velho – e a que nenhum dos esforços empreendidos entretanto conseguiu dar mais cor ou ritmo. Tem programas originais e vagamente interessantes, sim. Mas enfermou, logo de início, de uma ordem para que se distinguisse do alarido e do “justiceirismo” da casa-mãe. Problema: na casa-mãe há muito tempo que não se fazia outra coisa – e, como o rebento foi fundado no know how dela, acabou a meio caminho entre a espectacularidade e a circunspecção, entre a ousadia e o cuidado, entre este mundo e o outro (e, portanto, em mundo nenhum). Acabou aí e aí permanece.

Mas um consumidor de TV do século XXI é também um coleccionador de canais. Independentemente do interesse que cada estação efectivamente lhe desperte, fazer zapping fá-lo sentir-se confortável, seguro e até bem-sucedido. Daí que a notícia do arranque, em 2010, das emissões do TVI24 no Meo e na Cabovisão seja uma das melhores dos últimos meses. E o mínimo que se pode pedir, por esta altura, é que o anúncio signifique o fim desta nova e frustrante tendência para o malabarismo com a exclusividade de contratos, Canal Benfica à cabeça. Os números são claros: o que essas exclusividades podiam fazer pelos distribuidores já está feito. Chegou a altura de compensar os telespectadores – e, aliás, de compensar os próprios canais, que no meio destes braços-de-ferro perdem público, anunciantes e fulgor.

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 10 de Dezembro de 2009

publicado por JN às 18:21

Pronto . Tinha que ser. E o ter que ser tem muita força.

Lá tinha que vir o Canal 30 à baila....
SC a 10 de Dezembro de 2009 às 23:49

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D