ler mais...
28 Novembro 2009

Primeiro, parece um objecto estranho – e, quando se vai a ver melhor, é mesmo. Sem Pés Nem Cabeça, que ocupa as madrugadas do Porto Canal, é um espécime único. Do ponto de vista do conteúdo, como que recupera o mote de Seinfeld, que a si próprio chamava “um programa sobre nada”. Do ponto de vista da forma, faz lembrar (ainda que involuntariamente) Wayne’s World, o show que, no filme homónimo de Penelope Spheeris (1992), Wayne Campbell (ou Mike Myers) conduzia numa obscura estação de cabo de Chicago.

Ao longo de uma hora (01.30-02.30), uma única rapariga olha para a câmara e discorre sobre aquilo que lhe passa pela cabeça a pretexto das SMS enviadas pelos telespectadores. Curiosidade: a rapariga (Bárbara Rego) é linda – e o ostensivo sotaque nortenho em que se expressa apenas reforça o seu magnetismo. Problema: todos os espectadores estão ocupados apenas com a sua beleza – e o que daí resulta é precisamente isso: uma hora em que, exceptuando duas dúzias de chavões sobre as relações românticas, se fala de uma mulher e de como ela é bonita.
Não é bem televisão: é rádio com imagens – um programa nocturno para solitários, próximo da velha tradição onda média. E, no entanto, entranha-se-nos. Ao fim de duas ou três noites, “Baba” vira parte da família. Se estivesse num canal nacional, e tal como aconteceu a Wayne Campbell quando mudou para uma estação maior, roçaria o ridículo. Ali, no nosso único verdadeiro canal “de cabo”, faz sentido. Estranhamente.

CRÍTICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 28 de Novembro de 2009

publicado por JN às 11:28

Estranhamente estranho.:)
belinha a 6 de Dezembro de 2009 às 12:16

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D