ler mais...
14 Novembro 2009

Luís Freitas Lobo sabe tudo sobre futebol internacional e domina como ninguém a linguagem da estratégia. Rui Santos conhece todos os botõezinhos erógenos do adepto anónimo e foi capaz de construir um mercado só para si. João Querido Manha, António Tadeia, João Rosado – Portugal tem excelentes comentadores de futebol, incluindo rádio e TV, contemplando leitura táctica ou registo estatístico. A última coisa de que precisávamos, na verdade, era de mais um comentador.

Pensávamos nós. Na verdade, nós precisávamos de João Vieira Pinto (RTPN). Com uma bela carreira como futebolista, a que só faltou uma experiência bem-sucedida no estrangeiro (mas não faltaram os títulos, as polémicas e os admiradores), JVP vem-se revelando um excelente comentador: complexo sem ser indecifrável, ponderado sem ceder ao politicamente correcto, bom comunicador sem cair no cliché – e, sobretudo, conhecedor das idiossincrasias das quatro linhas, do balneário, dos estágios e dos dias de folga.
É esta última a característica que o distingue dos seus novos colegas. E é tudo o resto o que o distingue dos colegas anteriores. Mais ou menos polidos, os ex-futebolistas que vão à televisão (e mesmo os da “Geração de Ouro”, com direito a nome próprio e apelido) têm revelado quase sempre capacidade para conjugar predicados com sujeitos e quase nunca capacidade para desenvolver uma ideia que seja. JVP não é um príncipe da oralidade, mas tem coisas para dizer.

CRÍTICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 14 de Novembro de 2009

publicado por JN às 18:33

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D