ler mais...
19 Outubro 2009

É sempre assim. Passo uma semana num hotel – e de imediato me sinto em desactualização quanto à TV (e, de alguma maneira, quanto ao mundo). Primeiro porque muitos hotéis, por muito bons que sejam, continuam sem um pacote decente de televisão. Depois porque, mesmo tendo-o, não dispõem quase nunca de IPTV, permitindo-me gerir a grelha à minha maneira, mandando gravar o que não posso perder, saltando a publicidade que gosto de evitar e (o que é o mais importante de tudo) vendo o que quero ver quando posso e quero vê-lo.

Não me canso de dizer: o paradigma mudou. E o facto é que mudou de mais para que as cadeias hoteleiras mantenham esta oferta. Hoje, quem se instala num hotel e, ao fim de um dia de trabalho e reuniões e chatices, tenta descomprimir em frente à TV depara-se quase sempre com um panorama desolador, com os quatro canais generalistas nacionais, meia dúzia de estações em inglês ou alemão e uma série de posições em que há chuva e mais nada. É assim no estrangeiro e é assim em Portugal também. De Norte a Sul – e incluindo o Algarve, terra de turismo de massas, onde por estes dias instalei a minha base.
No fim, acabamos a percorrer os velhinhos generalistas, para cima e para baixo (e de novo para cima). Tudo bem: para quem gosta de tomar o pulso ao país, também é preciso fazer esse exercício de vez em quando. Para quem gosta mesmo de ver televisão, contudo, já é pouco. E, se não se gosta ler, deve ser um desespero.

CRÓNICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 19 de Outubro de 2009

publicado por JN às 23:39

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D