ler mais...
05 Outubro 2009

Anunciadas todas as estreias dos quatro canais em sinal aberto, o mínimo que se pode dizer é que a rentrée é decepcionante. No limite, e entre o que ainda falta estrear, as duas propostas mais interessantes são uma série sobre a vida animal dedicada às espécies selvagens existentes em Portugal (RTP1) e um talkshow de cariz filantrópico com apresentação a cargo de um cidadão tetraplégico (idem).

Quanto ao resto, tem sido mais do mesmo: muitos concursos na RTP, muitas telenovelas na TVI, muitas séries na RTP 2 e a já habitual dispersão de géneros na SIC, ainda à procura de um linha que lhe devolva as audiências sem a diluir no caldeirão das “privadas”. Feitas as contas, e para encontrar uma verdadeira estrela na nova temporada, é preciso regressar mais uma vez a Gato Fedorento-Esmiúça os Sufrágios (SIC), que como se sabe dura apenas mais três semanas.
O balanço é sombrio – e, se o é quanto aos canais portugueses, não deixa de sê-lo também quanto aos canais estrangeiros, tanto àqueles que recebemos via cabo e IPTV, como às grandes referências americanas. Noutras recessões, a TV contornou a quebra publicitária com mais imaginação, atacando a crise pelo lado da receita. Desta vez, atacou-a pelo lado da despesa, que é sempre a solução menos entusiasmante.
Parece normal: a televisão cresceu muito nos últimos dez anos – alguma vez haveria de contrair-se. Mas alguma coisa vai ter de sair daqui. E depressa.

CRÍTICA DE TV ("Crónica TV"). Diário de Notícias, 5 de Outubro de 2009

publicado por JN às 23:06

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), "O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003) e “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado... (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D